Propriedade – Universo Verbal

Imagem de Propriedade – Universo Verbal
13 de junho de 2018

Falando mais um pouco sobre propriedade, hj o foco vai ser o universo verbal de uma marca. Ele é a representação da marca através do jeito de falar associado a marca em todos os pontos de contato.

Definir o tom de voz da marca engloba todas as expressões orais e escritas da marca para que fale da mesma forma em todos  os pontos de contato.

Ao ouvir uma pessoa falar conseguimos entender bastante sobre sua cultura, origem, formação e no caso de uma marca, o tom de voz deve ser uma representação de seus outros universos, de sua personalidade e ambientes de que faz parte.

O jeito de falar engloba nosso tom de voz e palavras que serão utilizadas. Na hora de escolhe-las, pense em formas de falar que possam construir e reforçar a personalidade da marca.

Pense na sua marca falando. Ela usa estrangeirismo? Gírias?  Emojis?  Diminutivos? Inventa palavras? Fala de forma infantil? Muito corporativa ou mais descolada?

Além disso é preciso pensar no território de assuntos de uma marca, que abre as possibilidades para que outros assuntos a marca pode falar além de sua categoria e segmentos. É uma forma de ampliar o repertório de conversa da marca.

Algumas marcas que fazem bem isso:

Farm

 

Marmotex (adoro essa marca!!!)

Adrielly Sato

Romae